Novos jatos da Boeing trarão custos mais baixos para o grupo de companhias aéreas locais
A entrada em serviço de oito aeronaves Boeing 737 MAX 8 da próxima geração com o grupo de companhias aéreas Comair do setor privado da África do Sul reduzirão 15% a despesa de combustível da companhia aérea por assento. Isso foi destacado pelo CEO da Comair, Erik Venter, em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
(Isso pressupõe que o preço do combustível permaneça semelhante ao que é
atualmente, se o preço do combustível aumentar, as poupanças serão
maiores.) O primeiro dos 737 MAX 8s será entregue no próximo ano.
A Comair já
cortou a queima de combustível por assento em 54% desde 2001. Este foi
um dos resultados de um programa contínuo de modernização de sua frota
de todos os Boeing 737, com os novos modelos também sendo maiores e transportando mais passageiros do que seus predecessores . Isso resultou na elevação da linha aérea, também desde 2001, o número de passageiros que carrega em 155%.
A companhia aérea opera duas marcas, a British Airways (na África Austral) e a transportadora de baixo custo Kulula. Dividido entre essas marcas é uma frota de 26 aviões, oito das quais são alugadas e o restante pertence ao grupo. A companhia aérea normalmente arrenda entre um terço e metade da sua frota, devido à flexibilidade que isso traz. Por outro lado, os arrendatários fazem boas margens, ele brincou.
A frota atual é composta principalmente de 737-800s de nova geração
(não deve ser confundida com a próxima geração do MAX 8), que deslocaram
em grande parte os 737-400 (que, por sua vez, substituíram os modelos
737 "Classic"). O MAX 8s verá o fim dos -400 no serviço Comair.
"Nossa abordagem tem sido a fase de novas aeronaves, eliminar a aeronave antiga", explicou Venter. "Lento mas constante, o tempo todo". Entre outras coisas, isso garantiu que as aeronaves tiveram suas verificações obrigatórias em diferentes momentos, evitando interrupções no serviço.
A nova aeronave também possui intervalos mais longos entre os períodos de manutenção e é mais fácil de manter, reduzindo assim o tempo para cada período de manutenção. Isso também reduz os custos e aumenta a eficiência.
"As companhias aéreas estão pedindo aviões para substituir seus aviões mais antigos", observou o Boeing International MD: África subsaariana, J Miguel Santos, no mesmo briefing de imprensa.
"Você precisa trazer esses novos aviões. Eles trazem custos mais
baixos, queima de combustível, [e] melhor atendimento aos clientes. ... Na indústria aérea, a confiabilidade programada é tão importante. ... O 737 tem a melhor confiabilidade agendada no mundo - 99,7%. "
O 737 MAX 8s será entregue à Comair durante um período de quatro anos. Os dois primeiros serão entregues nas cores da British Airways e os próximos três nas cores de Kulula. Ainda não foi decidido em que cores os últimos três serão entregues.
Comair é a quarta maior companhia aérea da África em termos de volumes de passageiros. Ele emprega 2 100 pessoas.
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